Euro Mais

Você sabe a Diferença entre uma Luva de Raspa e uma Luva de Vaqueta?

Esta é uma dúvida comum quando falamos em luvas de couro, saber o ideal para cada atividade profissional é um desafio para quem utiliza e para quem compra esse tipo de produto.

Mas fique calmo, vamos “dar nome aos bois” e especificar todas as atividades que indicamos para as luvas mais utilizadas como equipamentos de proteção individual.

Para descobrirmos, precisamos entender que Raspa e Vaqueta são os tipos de couro que cada uma é confeccionada. Ambos são provenientes do couro bovino, e se diferenciam pelo fato de que a Raspa é a parte interna do couro, e a Vaqueta a parte externa.

Através de um tratamento químico e mão de obra, o couro cru se transforma nesses dois tecidos tão importantes para os EPIs, e a qualidade desse couro faz toda a diferença nos equipamentos.

E agora vamos mostrar um pouquinho das características de cada uma, vem com a gente.

Principais características da Luva de Raspa e Luva de Vaqueta

• A Luva de Couro é uma das luvas mais resistentes e utilizadas como Equipamento de Proteção Individual (EPI). Elas podem ser confeccionadas inteiramente de Raspa, Vaqueta ou são mescladas com tecidos sintéticos como o poliéster;

• Por ser indicada para trabalhos que necessitem um pouco mais de tato, a Luva de Vaqueta possui um couro mais maleável e é indicada para profissionais que trabalham com temperaturas muito baixas, como frigoríficos e câmaras frias (quando houver forração térmica e aprovação para tal);

• A Luva de Vaqueta é indicada para trabalhos manuais, como por exemplo montagens de estruturas metálicas;

• Serviços de carga e descarga, na construção civil ou mineradoras, ou ainda trabalho em altura que necessite fazer rapel ou alpinismo industrial;

• Trabalhos que exijam melhor tato, para pequenos parafusos e ferramentas;

• A Luva de Raspa também é indicada para execução de atividades com altas temperaturas (soldagem, caldeiraria, fundição e outros) pois é bastante resistente às chamas, mas atenção, não é qualquer luva de raspa que pode ser utilizada em tais segmentos, o ideal é que seja utilizado a Luva de Raspa com Forração e Linha Kevlar Euro Mais, desta forma, o usuário não corre o risco de se machucar durante a execução do trabalho.

De forma resumida,  essas são as diferenças entre a Luva de Raspa e Luva de Vaqueta:

Luva de Raspa: recomendada para trabalhos mais pesados, que necessitem de uma proteção maior entre a mão do trabalhador e o objeto de trabalho;

Luva de Vaqueta: recomendada para trabalhos que necessitam de um pouco mais de tato ou montagens complexas por serem de um tecido menos espesso.

Quer saber mais sobre isso?

Acesse nosso site ou ligue (34) 3237-3013.

×